LOCUÇÃO
Nando Pinheiro

Locução, narração, motivação, videos de motivação, cursos e podcast motivacional.

Locutor Publicitário

Locutor Publicitário

Não basta apenas escolher um locutor para seu projeto, e esperar que ele entregue o melhor resultado possível. Vamos conhecer um pouco as três principais etapas de produção que todo locutor publicitário deve se atentar.

1º Pré-produção

Existe apenas uma voz “perfeita” para cada anúncio. É ela quem melhor transmite a mensagem publicitária, evoca os sentimentos desejados e reforça a credibilidade através dos melhores argumentos de venda. É muito importante encontrar o locutor perfeito para sua mensagem com a ajuda de análises detalhadas de sua publicidade, seu produto e seu público-alvo. Essa etapa faz parte da pré-produção, juntamente com a escrita do texto e a escolha dos meios e locais que irão passar as locuções

2ª Produção

Um locutor profissional oferece a oportunidade aos clientes de participarem de castings e enviam amostras de locuções passadas, bem como ajudam a equipe de redação a escolher os pontos chaves que devem ser enfatizados no texto. A experiência de um locutor publicitário profissional pode ir muito além a aqueles minutos que ele passa em frente ao microfone.

Isso não só traz um resultado muito mais profissional, mas também garante que sejam combinados perfeitamente o texto, os personagens e o estilo.

3ª Pós-produção

O serviço de um bom locutor para vídeo inclui ainda a masterização e disponibilização do formato de arquivo necessário para o seu projeto de locução, bem como a garantia de que as gravações profissionais de voz e áudio se adaptam perfeitamente a todas as plataformas em que pretende que apareça a sua publicidade: TV, cinema, rádio, online, Obviamente, também é importante que uma locução para vídeo que irá passar em diversas regionais tenham seus regionalismos bem representados.

Ao contar com uma locução publicitária profissional, uma série de atividades, que são praxes para os bons profissionais, irão refletir em um trabalho muito mais limpo. Entre essas atividades, podemos citar:

  • Remoção de cuspe e ruídos da língua, plosivas e ruídos da respiração
  • Ajuste do volume e a equalização para facilitar o trabalho com o arquivo de áudio na produção final
  • Ajuste do volume e equalização para a respectiva plataforma de destino

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Como escolher o locutor publicitário para sua próxima campanha

Até agora, você já percebeu as diferenças que somente um locutor publicitário profissional pode realizar para sua campanha, e também como ele deve se conectar para atingir o maior número possível de clientes.

Mas se você está ainda em dúvida como escolher um locutor que irá estrear em sua próxima campanha, vamos ver agora 7 pontos principais a serem considerados ao decidir um locutor online para representar muito bem sua marca.

Escolher o locutor publicitário certo é essencial e, se você escolher errado, poderá causar danos irreversíveis à sua empresa. Portanto, reserve um tempo para pesquisar exaustivamente e não se apresse em escolher seu locutor ideal.

1 – Preparação

O ditado “se você não se preparar, prepare-se para o fracasso” é bastante adequado neste contexto. A preparação é vital para a execução bem-sucedida de sua campanha. Há muitas coisas que você precisa considerar antes de escolher um locutor. Por exemplo, você precisa saber o propósito da locução e como essa voz se encaixa no seu público-alvo? Você está vendendo um produto ou contando uma história? Existem várias maneiras de usar uma locução, portanto, ter uma ideia clara do que você espera alcançar é a primeira etapa.

Ao longo do processo de tomada de decisão inicial, você deve ter em mente quem é o seu grupo demográfico e como a campanha se encaixa na marca da sua empresa. Além disso, neste estágio do processo, não há mal nenhum em solicitar recomendações em sua rede. Os nomes serão trocados e compartilhados entre campanhas semelhantes, então você não tem nada a perder perguntando por aí.

2 – Masculino VS Feminino

Um erro comum é cair em estereótipos. Não caia na armadilha de presumir que apenas os homens assistem ao futebol ou que apenas as mulheres se preocupam com moda. Se você seguir o caminho estereotipado, pode acabar danificando inadvertidamente sua campanha. Quer opte por uma voz feminina ou masculina, apenas certifique-se de que é pelos motivos certos e de que não está se tornando vulnerável a possíveis reclamações.

3 – Saiba onde encontrar talentos

Saber onde encontrar talentos pode ser complicado se você não souber por onde começar ou se nunca tiver feito esse tipo de coisa antes. Existem vários sites de agências que apresentam locutores profissionais de uma forma conveniente e eficiente para empregadores em potencial. Você pode pesquisar o locutor, ouvir amostras e até convidar locutores, novos ou mais experientes, para fazer um teste para seu projeto.

Ser capaz de ouvir vários samples é ótimo porque você pode descobrir exatamente o que está procurando. Muitas plataformas geralmente permitem que você envie mensagens diretamente ao locutor e peça orçamentos sem nenhum custo. Logisticamente, esse processo vai economizar muito tempo e aborrecimento, ao mesmo tempo que oferece uma abundância de opções para escolher em um só lugar.

4 – Qual voz representa seu público?

Esta é uma questão importante a se considerar antes de decidir sobre seu locutor. Você precisará de uma voz que represente o público-alvo, algo que soe familiar e não o deixe isolado. Isso pode até ser uma questão de sotaque, por exemplo, se você visasse uma população mais velha que talvez seja mais difícil de ouvir, você não escolheria alguém com um sotaque forte que poderia ser difícil de entender.

Na mesma nota, você também não escolheria alguém com uma voz muito suave e baixa, pois a população escolhida pode não entendê-los.

5 – Conduza testes com seu público

Semelhante a como você testaria com qualquer produto, o teste de voz é uma ótima maneira de ver o quão bem uma voz repercute em um grupo demográfico. Você pode fazer isso em pequena ou grande escala, dependendo do seu orçamento, mas a ideia é que você tenha uma amostra de um locutor que está considerando e, em seguida, reproduza a demo para o grupo.

Por exemplo, se você está anunciando um aplicativo de mensagens de mídia social direcionado a adolescentes, então reproduza a voz para um pequeno grupo de adolescentes e veja sua reação. Se eles não estão respondendo bem ou parecem desinteressados ​​na voz, então você sabe que não é esse o locutor que você procura.

Às vezes, você passará por vários locutores antes de encontrar o certo para sua marca, mas esse é o objetivo do teste, para ter certeza de que acertou.

6 – Veja com calma as locuções já realizadas

A maioria dos locutores será capaz de fornecer a você um portfólio que mostrará seus trabalhos anteriores. Se não, pelo menos você deve solicitar algumas amostras sempre recentes de suas locações.

É importante dar uma olhada em seus trabalhos anteriores e ver se seus trabalhos anteriores são sincronizados com dados demográficos iguais ou semelhantes aos que você está tentando alcançar no momento. Por exemplo, se o seu grupo demográfico é o de crianças, esse ator já fez dublagens para o público infantil? Se não, então você tem que se perguntar por quê?

O ideal é que você queira alguém com alcance e, explorando seus trabalhos anteriores, poderá descobrir muito sobre seus tons, expressões e pronúncia. Todos os quais são vitais no processo de tomada de decisão ao escolher um locutor online que irá trabalhar com sua empresa também em outros projetos no futuro.

É importante escolher com sabedoria e paciência uma voz que possa criar uma conexão especial com o seu público. Você também pode consultar seus parceiros de negócios ou amigos antes da decisão final.

7 – Considere a imagem da marca

As pessoas irão associar a voz que ouvem à sua marca, por isso é importante que a voz cause uma reação positiva em seu público. Você tem que considerar a imagem da sua marca , você é um negócio formal e corporativo? Você é uma nova startup divertida? Ou você é educativo?

Outras questões importantes a serem consideradas são: quais valores você tem na empresa e como o locutor os reflete? Consistência é a chave para construir confiança entre sua campanha e o público. Consequentemente, o ponto principal aqui é que você deve garantir que seu ator de voz seja consistente com a imagem e a reputação da marca.

Ter o locutor certo pode fazer uma grande diferença no desempenho de sua campanha. Portanto, você deve reservar um tempo para considerar cuidadosamente suas opções antes de se comprometer com algo que pode não ser adequado para sua marca.

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Nando Pinheiro te mais de 20 anos de comunicação e se tornou referencia e especialista em narração e locução para vídeos institucional profissional em diversos estilos.

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Já está comprovado que uma locução profissional em um vídeo é responsável por mais de 40% do sucesso de vendas ou vendas de sua marca ou empresa. portanto, saiba como escolher uma voz que transmita confiança, clareza e credibilidade.

Nando Pinheiro é locutor, ator profissional e palestrante motivacional. Com mais de 20 anos de experiência em comunicação, conquistando um público composto com mais de 2 milhões de pessoas inscritas em seu canal no YouTube.

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